CARIDADE PROMOVE JORNADA CULTURAL E TURÍSTICA, APRESENTA LIVRO E ENTREGA IDENTIFICAÇÃO CULTURAL PARA ARTISTAS

Prefeitura - 23 de Março de 2023 - 15:35:46

Caridade do Piauí realizou na noite desta terça-feira (21), a II Jornada de Planejamento Cultural e Turístico, que se caracteriza como um importante espaço para discussões sobre as potencialidades e possibilidades do município para o seu desenvolvimento nos setores cultural e turístico.

A jornada foi realizada no auditório do Mercado Público Municipal, Edifício Aristeu Nelson Rodrigues, contando com a presença de população e de autoridades como o prefeito Antoniel de Sousa, o Toninho, Miguel da Silva (Nalvin), vice-prefeito, Débora de Sousa, presidente do Conselho de Turismo, presidente da Câmara, Ivanildo Xavier e demais vereadores, secretários Willame Santos, de Turismo, Jaciel Coelho, de Cultura e pastor Lázaro Nascimento.

Na abertura do evento, que teve como tema “Construindo a identidade cultural e turística de Caridade do Piauí”, o Hino Nacional foi apresentado com a participação do tecladista Daniel e das artistas Débora Sousa e Fabrícia Silva.

Edson Ribeiro, que é articulador do Polo Histórico Cultural do Turismo Piauiense e Secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Belém do Piauí, conduziu uma jornada de discussão quanto a referência da Lei Paulo Gustavo, e destacou a importância da cultura e valorização dos talentos locais.

Em uma iniciativa inovadora, o município também fez o lançamento da carteira de Identificação Cultural, e realizou a entrega do documento aos artistas do município. Na oportunidade também foi apresentado o livro que conta a história sobre a origem do nome de Caridade, que também será apresentado em Brasília pelo prefeito Toninho.

O prefeito Toninho, destacou a importância do momento e disse que Caridade tem uma marcante história. “É uma satisfação estarmos reunidos nesse evento, que vem muito a fortalecer a questão cultural do nosso município e também valorizar as pessoas que fazem parte, admiram e trabalham em prol de manter viva a cultura caridadense. Hoje estamos contando aqui a história político administrativa do nosso município. Caridade é uma cidade que desmembrou-se de Simões ainda em 1994 territorialmente, e 1996 tivemos a emancipação política. De lá para cá Caridade fez sua história de trabalho, de lutas. Todos aqueles que aqui passaram deixaram sua marca”.

O gestor também disse que o intuito é continuar investindo em ações em benefício do município. “Eu como prefeito tenho muito orgulho de vir trabalhar pelo nosso povo, povo que a gente representa. Cada dia que passa a gente foca mais nas ações voltadas para as pessoas que mais precisam, e também no resgate da cultura, no turismo, e outras ações em prol da nossa cidade. Caridade é uma cidade pequena do sertão piauiense, mas que me orgulho muito de representar, de ser filho dessa terra. Vamos trabalhar querendo sempre levar bons exemplos, fazer o melhor para que a gente seja além de modelo de gestão, que possamos também aprender no dia a dia com as pessoas”.

O gestor ainda destacou que a cidade tem muito a conquistar. “Caridade em 2023\2024 terá um período próspero de investimentos. Acredito que proporcionalmente nesses dois anos será o período que nossa cidade mais terá investimentos em infraestrutura e isso vai possibilitar que a gente termine o mandato com chave de ouro, entregando muitas obras importantes à população”.

O secretário de Cultura, Jaciel Coelho, disse que Caridade tem crescido culturalmente e destacou o apoio do prefeito Toninho. “A cultura vem crescendo a cada dia mais no nosso município. Sabemos que cultura não é só música, mas envolve vários outros setores, como artesanato, literatura, culinária, e é muito importante valorizarmos cada uma dessas manifestações culturais. Com o apoio do prefeito Toninho a cultura vem crescendo, pois sempre tem essa parceria e ele busca o melhor para o nosso município. Agradeço a todos que estão presentes nesse evento tão importante”.

Willame Santos, secretário de Turismo, destacou que a cultura é construída pelo povo. “Quero aqui ressaltar a importância desse evento e dizer que a cultura em nossa cidade é construída pelas mãos e pelo talento do nosso povo. E esse espaço aberto pela gestão, é justamente para valorizar e engrandecer o dom que cada um carrega. Vamos buscar cada vez mais desenvolver a cultura. Você que tem um talento, acredite em si, vá em frente. A gestão tem aberto o espaço e valorizado os talentos e a nossa cultura”.

Ivanildo Xavier, presidente da Câmara Municipal, disse que o Poder Legislativo está a disposição para apoiar a cultura no município. “Ficamos muito felizes por tudo que vem acontecendo no nosso município, por essa programação. A segunda jornada está mais organizada e com certeza, a próxima Jornada Cultural será ainda melhor. E gostaria de dizer que estamos à frente do Poder Legislativo, para dar todo apoio que for preciso aos artistas do nosso município de Caridade do Piauí. Na sessão da Câmara hoje foi anunciado que vamos tornar lei a Semana Cultural do nosso município, e vamos criar também o dia do vaqueiro”.

Débora de Sousa, presidente do Conselho de Turismo, disse que o intuito é unir forças para desenvolver o turismo na cidade. “Só gostaria de mais uma vez incentivar a todos vocês artistas a estarem sempre presentes e atuantes em tudo aquilo que estivermos fazendo no município, que é para o bem maior da nossa terra. Que possamos caminhar juntos para buscarmos melhorias e assim tornarmos a nossa cidade um pólo turístico acessível e procurado, trazendo o desenvolvimento para Caridade. Vocês estão de parabéns por estarem aqui, muito obrigada”.

A programação da jornada também contou com a apresentação dos integrantes do Conselho de Turismo, e com participações musicais de artistas da terra.

PREFEITURA MUNICIPAL DE CARIDADE DO PIAUI