MAIS DE 180 HOMENS PARTICIPAM DE UM GRANDE MUTIRÃO DA SAÚDE EM CARIDADE DO PIAUÍ.

Saúde - 11 de Dezembro de 2018 - 12:38:49

A Prefeitura de Caridade do Piauí, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou hoje, 7 de dezembro, a ‘Sexta-feira Azul’, um dia de ações de promoção à saúde do homem, em alusão à campanha Novembro Azul. O foco da mobilização foi o câncer de próstata, o segundo mais comum entre os homens, com ênfase para o diagnóstico precoce, considerado o principal caminho para a cura da doença.

Mais de 180 homens participaram do evento, realizado na Unidade Avançada de Saúde. Inicialmente foi realizada a cerimônia de abertura e boas vindas aos homens, com a participação de autoridades do município, como o prefeito Antoniel de Sousa Silva, o Toninho, a primeira dama e secretária de Saúde, Tatiana Danuse, o vice-prefeito Miguel de Sousa, o Nalvim, e o presidente da Câmara, Wellington Santos.

Em seguida, o conceituado médico urologista, escritor e músico, Dr. Solon Reis, ministrou uma palestra show, onde abordou o tema com músicas que retratam a realidade do homem, o preconceito em relação a realização do exame e falta de informações sobre os cuidados para uma vida saudável e tranquila. Após a palestra, foi realizado o sorteio de brindes para os participantes.

Além de receber as orientações, durante o dia, os homens também puderam realizar diversos exames, como o PSA total, exame de toque retal, ultrassom da próstata e bexiga e aferição da pressão arterial.

A gestora da Saúde, Tatiana Danuse, falou sobre os avanços na área da Saúde em Caridade do Piauí e comemorou a grande participação. “A gente fica feliz em reunir essa quantidade de homens nesse evento, onde vamos tratar sobre um assunto importante, o câncer de próstata, que merece a toda atenção e cuidado.”, disse.

A secretária salientou que a mobilização do Novembro Azul aproximou os serviços de saúde da população. “Trouxemos para a nossa cidade exames essenciais para uma vida saudável, principalmente para os homens com mais de 50 anos. Com isso, eles não precisarão sair para outras cidades para cuidar da saúde. […] Agradeço o apoio do prefeito Toninho, que vem dando apoio total aos projetos da saúde, e com isso, estamos podendo proporcionar eventos como este, que beneficiam diretamente a população.”, pontuou.

O prefeito Toninho agradeceu aos homens por terem atendido ao chamado da gestão. “Hoje estamos aqui quebrando um tabu e cuidando da saúde dos homens de nosso município. É gratificante ver a quantidade de homens participando, acabando com esse preconceito e dando atenção à saúde. O melhor caminho é esse, prevenir. Custa menos ir ao médico para saber como está a sua saúde, do que para tratar. É isso que nós estamos trabalhando.”, disse, parabenizando a Secretaria de Saúde e todos os envolvidos no evento.

O senhor Raimundo Nonato de Carvalho, de 76 anos, que reside no Sítio Dominguinho, foi um dos homens que procuraram atendimento. Ele parabenizou a iniciativa da Secretaria de Saúde. “Depois das campanhas que a Saúde faz, recomendando a gente, eu passei a cuidar mais de minha saúde. A gente quando fica idoso precisa ficar mais atento, tá sempre no doutor pra ver como tá as coisas.”, disse.