SEMANA DO BEBÊ É INSTITUÍDA EM CARIDADE DO PIAUÍ E FORTALECERÁ AÇÕES VOLTADAS À PRIMEIRA INFÂNCIA.

Prefeitura - 11 de Dezembro de 2018 - 12:21:52

A Câmara Municipal de Caridade do Piauí, em Sessão Ordinária, deliberou e aprovou por unanimidade, nesta terça-feira (4), o projeto de lei 241/2018, que institui a Semana do Bebê no município. O evento será realizado no mês de novembro de cada ano com participação da Administração Municipal e a Sociedade Civil Organizada, com objetivo de promover ações de valorização e fortalecimento da primeira infância.

Durante a sessão, também foram aprovados a Lei Orçamentaria Anual, para exercício financeiro de 2019, o novo Sistema Tributário do Município e alterações no Plano Plurianual referente ao Quadriênio 2018 a 2021. Além dos nove vereadores, estiveram presentes o prefeito municipal Antoniel de Sousa Silva (Toninho), o vice prefeito Miguel Sousa da Silva (Nalvinho), secretários de Administração Willamy Santos, e de Educação, Aldo Cesar, representantes do Conselho Tutelar, dentre outras  autoridades civis e militares, como o Cabo Lacerda.

O Vereador Wellington da Silva Santos, presidente da Câmara Municipal de Vereadores, comentou sobre o projeto e importância de sua realização. “Esta lei vai garantir o empenho do município em relação a projetos voltados para a infância do nosso povo, podendo assim, prestar o melhor serviço para nossa população. É com grande honra que voto hoje para a instituição da Semana do Bebê e aproveito o momento para convidar a população para participar das nossas sessões, pois é aqui que decidimos as coisas referentes a nossa cidade e diz respeito a todos” pontuou.

Logo após, o Prefeito Antoniel Sousa Silva (Toninho) sancionou o projeto que terá programação de atividades a serem desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania, em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde Educação, Cultura, Esporte e Lazer e Turismo.

O prefeito Toninho falou sobre a importância da realização do evento e sincronia entre o Executivo e Legislativo. “É muito importante e benéfica para a população de Caridade do Piauí essa sincronia entre o Legislativo e Executivo, com isso o município só tem a ganhar. Parabenizo todos os vereadores pois a partir de hoje realizaremos em todo mês de novembro eventos destinados a primeira infância e assim serão desenvolvidos projetos voltados para esse público e proporcionando melhorias para nossas crianças e população em geral” disse.

Após o encerramento da Sessão e sancionada a lei que institui a Semana do Bebê, o evento foi conduzido pela psicóloga Beatriz  da Silva Santos, que deu inicio a apresentações com leitura de poemas pelas crianças, apresentação cultural do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA)  e comunidade religiosa, onde abordaram temas como a importância dos cuidados com as crianças e adolescentes para que possam ter uma vida digna e assistida pelas Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social.

Com encerramento das apresentações, foi realizado sorteio entre as gestantes, que foram premiadas com kit banheira.  Em seguida, o prefeito Toninho, juntamente com a secretária de Assistência Social, Janikely de Araújo , realizou o corte do bolo. A programação da Semana do Bebê segue até esta quinta-feira (06), com a realização da palestra “Práticas de Alimentação  Saudável”, que acontecerá na creche Constâncio Bento, às 8 horas.

Ainda durante o evento, o prefeito Toninho comentou sobre obras que estarão sendo executadas em Caridade do Piauí, confirmando uma emenda do Deputado Federal Júlio Cesar para aquisição de um veiculo para fortalecer as atividades do Conselho Tutelar e Assistência Social, e também uma equipe da Saúde da Família, formada por Médico, Enfermeiro, Técnico de Enfermagem e um Dentista para atender as comunidades.

Além dessas aquisições, também será investido em torno de 4 milhões de reais em pavimentação, beneficiando os bairros e povoado Ingazeira e a construção de uma Academia de Saúde, que provavelmente será implantada no Centro da cidade para melhorar a qualidade de vida dos munícipes.