CARIDADE DO PIAUÍ REALIZA A 7ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Social - 11 de Dezembro de 2018 - 11:47:28

A Prefeitura de Caridade do Piauí, através da Secretaria de Assistência Social e Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), realizou a VII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, um espaço democrático de discussão que reuniu representantes do poder público e da sociedade civil organizada para debater e decidir as prioridades nas políticas públicas.

O secretário de Administração, Willamy Santos, que é presidente do CMDCA, realizou a abertura do evento que teve como tema central “Proteção Integral, diversidade e enfrentamento das violências”. Em sua fala, ele frisou a importância da participação popular. “É muito bom poder contar com a presença de todos vocês, pois aqui estaremos debatendo sobre assuntos de grande importância para nossos jovens e crianças. Aproveito o momento para reafirmar o nosso compromisso com a população e dedicação em prol da melhoria de vida dos nossos adolescentes”, disse.

Dentro da programação, o NUCA – Núcleo de Cidadania dos Adolescentes de Caridade realizou uma apresentação cultural com dança e música, destacando a importância de voltar os olhos para as crianças e proporcionar uma vida digna com os direitos garantidos pela Constituição Federal.

A palestra magna foi ministrada pela assistente social Ana Gardênia, que abordou a importância da comunidade trabalhar projetos voltados para as crianças e jovens do município. “Estamos aqui realizando este evento com foco nas crianças e adolescentes, mas é necessário que trabalhemos juntos e possamos proporcionar para a comunidade isto que aqui estamos debatendo, combater a cultura machista e demais problemas que prejudicam o desenvolvimento de nossas crianças”.

Após a palestra, os participantes foram divididos em grupos para debater e elaborar propostas e metas a serem realizadas pelo município e levadas à Conferencia Estadual.

No evento, também foi realizada a eleição dos delegados titulares e suplentes, que irão representar o município na etapa estadual, que será realizada em Teresina nos dias 27, 28 e 29 de maio de 2019. Os eleito foram Belmira Maria e Ana Maria Santos, representando o Conselho Tutelar; Alison de Carvalho e Samires Santos, representando os adolescentes; Claudinei de Carvalho e Maria Ketícia, representando o CMDCA na modalidade Organização Governamental; e Renato Luís e Liane Isabel, representando o CMDCA na modalidade Organização Não Governamental.

Ao final, a secretária de Assistência Social, Janikely de Araújo Bento, agradeceu a todos pela presença e afirmou que participar de uma Conferência é estar preocupado com o futuro do município. “Esse é um evento de planejamento, um momento onde a população apresenta sua propostas ao que deve ser melhorado. Por isso a importância da Conferência”, pontuou.

Participaram do evento grupos dos diversos setores do município, representantes das igrejas evangélicas e católicas, diretores de escolas, autoridades como o vice-prefeito Miguel de Sousa, o Nalvim, os vereadores José Leal e Tico Neto, secretários do município, dentre outros.