SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA SEMANA ROSA EM CARIDADE DO PIAUÍ

Saúde - 29 de Novembro de 2018 - 12:27:18

Em alusão à campanha nacional do “Outubro Rosa”, mês dedicado a prevenção do câncer de mama e colo do útero, a Secretaria Municipal de Saúde de Caridade do Piauí promoveu a Semana Rosa. O evento levou ações de conscientização nas principais unidades de saúde do município.

A programação da Semana Rosa teve início na última terça-feira (23), na localidade Cabaceira. O segundo dia de atividades (25 de outubro) foi na comunidade Ingazeira e o encerramento no dia 26 ocorreu na sede do município.

Durante os eventos, profissionais da Saúde prestaram orientações importantes acerca dos cuidados na prevenção do câncer de colo de útero, bem como a indispensabilidade da realização do autoexame do câncer de mama.

O médico da Atenção Básica de Caridade do Piauí, Rogério Xavier, destacou que se diagnosticado no início o câncer de mama e do colo de útero tem alta chance de cura.

“Realizando exames de forma preventiva, diagnosticando cedo os casos de câncer de mama existe uma alta chance de cura. Por isso, é muito importante o comparecimento periódico nas unidades de saúde para o monitoramento preventivo da  saúde”, afirmou o médico.

A primeira-dama e secretária de Saúde de Caridade do Piauí, Tatiana Danuse, que esteve presente nos eventos, reforçou o comprometimento da gestão em fortalecer o setor da saúde e melhorar a qualidade de vida da população.

“Temos a preocupação de sempre conscientizar a população e assim prevenir contra as doenças. Eu na condição de secretária não medirei esforços para junto com o prefeito Toninho estar buscando sempre melhorias para o município. Ano passado conseguimos a campanha do caminhão itinerante do SESC que realizou vários exames preventivos em Caridade e  já estamos em negociações para outra etapa. Conquistamos agora o veículo VAN para o transporte de pacientes e profissionais que vierem a precisar”, afirmou a secretária.