CARIDADE DO PIAUÍ COMEMORA 24 ANOS DE EMANCIPAÇÃO COM COMPETIÇÕES ESPORTIVAS, INAUGURAÇÕES E FESTAS

Prefeitura - 01 de Fevereiro de 2020 - 12:24:42

Caridade do Piauí completou 24 anos de emancipado no último domingo, dia 26 de janeiro. A mais importante do calendário municipal foi amplamente comemorada pela população. Uma vasta e diversificada programação foi preparada pelo Governo Municipal.

A programação foi aberta na manhã do sábado, 25, com a realização de diversas atividades esportivas com maratona masculina, feminina e infantil, e uma prova de ciclismo local.

Ainda pela manhã, durante as provas, a Secretaria Municipal de Educação realizou a cerimônia de premiação aos destaques estudantis do ano, uma estratégia de reconhecimento, valorização e incentivo aos alunos.

Ainda no sábado, à noite, na Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus, foi celebrada a Missa em Ação de Graças pelos 24 anos do município. A celebração foi presidida pelo padre Ferdiran Mendes e contou com as presenças de autoridades locais e da comunidade em geral.

Finalizando o primeiro dia de comemorações, aconteceram shows com atrações artísticas locais e regionais, como Mulek da Pisada, Fábio Forrozeiro e Kell Sousa.

No domingo, 26, logo ao amanhecer, a alvorada festiva com a Banda Marcial Mestre José Antônio Lopes anunciou o dia do aniversário de Caridade do Piauí. Na Praça da Matriz, em frente à sede do Poder Executivo Municipal, o prefeito Antoniel de Sousa Silva, o Toninho, o presidente da Câmara, Vilmar da Silva Nonato, Mazinho, e o comandante do GPM de Caridade, cabo Ribeiro, realizaram o hasteamento das bandeiras.

Em seguida foi servido o café da manhã comunitário e realizada a segunda edição do Bike Test 2020, prova de ciclismo na modalidade mountain bike. A competição reuniu ciclistas de diversas cidades dos Estados do Piauí, Ceará e Pernambuco, que disputaram várias categorias Elite, Master A e B, Feminino e Turismo. A largada e a chegada aconteceram na Praça da Matriz. Os dois momentos foram prestigiados por um grande número de pessoas.

Os percursos variaram de acordo com as categorias, entre 40 e 60 quilômetros de extensão, passando por diversas comunidades rurais do município, com leves subidas, estradão, trilhas e muita água.

Lorena Oliveira, competidora da cidade de Jaicós, venceu na categoria Feminino. “Foi uma prova tranquila, muito estradão, poucas subidas, algo parecido com os treinos que a gente faz. No quilômetro vinte eu percebi que a minha adversária cansou e eu aproveitei pra abrir vantagem e depois só administrei o primeiro lugar. […] Estou feliz por mais essa vitória. É resultado de muito treino”, disse, elogiando a iniciativa da gestão em apoiar o ciclismo, inclusive, na modalidade feminina. “Esse também é um esporte feminino. As mulheres também gostam do desafio, do sofrimento do ciclismo”, pontuou.

A cerimônia de premiação aconteceu logo após a prova. Como forma de apoio e incentivo à modalidade esportiva, a Prefeitura Municipal distribuiu R$ 5 mil de premiação em dinheiro, além de troféus e medalhas.

A programação seguiu à noite com a entrega de obras à comunidade. Além do prefeito Toninho, do vice-prefeito Miguel de Sousa, o Nalvin, e outras autoridades e lideranças políticas locais, o evento contou, também, com a participação do senador Ciro Nogueira, dos deputados federais Júlio César e Iracema Portella, dos estaduais Georgiano Neto e Severo Eulálio, além de prefeitos de onze cidades do Piauí.

Na comunidade Jorge, com o objetivo de descentralizar os serviços de saúde na zona rural do município, o prefeito Toninho e a primeira-dama e secretária de Saúde, Tatiana Danuse, inauguraram a Unidade Básica de Saúde Agnaldo Daniel Gomes. Na construção do novo centro de saúde foram investidos mais de 408 mil reais, e na equipagem, 150 mil reais, recursos que foram destinados pelo deputado Júlio César.

Na sede, foi reinaugurada a sede do Conselho Tutelar, que totalmente reformado. A obra foi realizada com recursos próprios com o objetivo de fortalecer o Conselho e implementar os serviços de defesa e proteção dos direitos da criança e do adolescente. Na gestão do prefeito Toninho, o Conselho já havia recebido um kit com carro e equipamentos.

“Para a gente é gratificante estar comemorando os 24 anos de emancipação política do nosso município ao lado da população, da nossa equipe de governo e das nossas lideranças políticas, como o senador Ciro, os deputados Júlio e Georgiano, que muito contribuíram para esse avanço que o município teve nesses três anos. Graças ao nosso empenho e ao apoio desses líderes, conseguimos fazer uma gestão de resultados. Só em pavimentação, nesses três anos, construímos mais de 60 mil metros quadrados”, disse Toninho.

O gestor parabenizou ao município, ao povo de Caridade, e reafirmou seu compromisso de continuar trabalhando pelo desenvolvimento do município e o bem estar da população. “Nosso trabalho continua. Além de tudo o que já realizamos na cidade e no interior, temos muitas outros projetos e obras em andamento que iremos entregar para o bem estar da população. Nós assumimos o compromisso de cuidar bem dessa terra e temos feito”, afirmou.

Após as inaugurações, na praça da Matriz aconteceu mais um evento celebrativo ao 24º aniversário de Caridade. Na oportunidade, após a execução do hino pela Banda Marcial, foi exibido um vídeo documentário de prestação de contas das ações da gestão, que revelou o progresso do município ao longo de três anos da gestão do prefeito Toninho. Em seguida foi cantado os parabéns e realizado o corte do bolo.

Mais tarde, no palco cultural, aconteceram os shows  com várias atrações artísticas, como Forró dos Plays, João Veloso, Gil Mendes e Felipão. A festa seguiu até o amanhecer da segunda-feira, 27, e reuniu um grande público.