SESC OFERTARÁ ATENDIMENTOS DE ODONTOLOGIA E SAÚDE DA MULHER GRATUITOS EM CARIDADE DO PIAUÍ

Data de Publicação: 28/01/2021

O município de Caridade do Piauí, através de uma parceria firmada entre a Prefeitura Municipal, e o Serviço Social do Comércio (Sesc), será mais uma vez contemplado com atendimentos de saúde, disponibilizados de forma gratuita à população.

Com o objetivo de organizar toda a logística de atendimento, foi realizada na manhã desta quinta-feira (28), na Cozinha Comunitária, a primeira reunião entre a equipe do Sesc, e os Agentes Comunitários de Saúde do município, que estarão mobilizando a população para o acesso aos serviços.

Durante a reunião, estiveram presentes também o prefeito Antoniel de Sousa Silva, o Toninho, e a primeira dama e Coordenadora de Saúde, Tatiana Danuse.

Em entrevista ao Cidades Na net, Tatiana Danuse explicou que duas unidades móveis estarão atendendo no município. “A gente já contou com essa parceria do Sesc no início do primeiro mandato de Antoniel, onde veio o carro da saúde mulher, com atendimentos de prevenção e mamografias, e esse ano, além do carro da saúde mulher, tem o Odonto Sesc, que vai oferecer tratamento odontológico a população”.

Para a coordenadora, a ação é de suma importância, principalmente nesse período de pandemia, em que o acesso a determinados serviços se tornou mais complexo. “É um trabalho muito importante, porque a gente está vindo de um ano muito prejudicado num todo, inclusive nos atendimentos de saúde. Então, poder estar trazendo a mamografia para o município, onde a pessoa não vai ter que estar se deslocando para Picos ou outra cidade próxima, já é um beneficio muito grande. E os atendimentos são sem custo nenhum para a população”.

Eliana Mendes, Coordenadora de Saúde e Ação Social do Sesc, disse que serão prestados serviços odontológicos, exames para o público feminino, e ações de educação em saúde. “A gente está trazendo as duas unidades móveis de saúde, uma é a Odonto Sesc, de odontologia, e a outra Sesc Saúde Mulher, que oferta exames de citologia, mamografia, e ações de educação em saúde. Todos os projetos do Sesc tem esse cunho educativo, a gente não presta só o serviço, pois temos o entendimento de que a partir da educação podemos modificar a realidade das comunidades que a gente atende”.

A coordenadora destacou que o trabalho educativo é importante para levar informação a população. “Então, Odonto Sesc vem com o dentista, o tratamento da cadeira, mas a primeira consulta é de prevenção, de educação em saúde. E no caso do Sesc Saúde Mulher tem uma pessoa específica, a assistente social Maria José, que faz esse trabalho também, de estar explicando para a população como ela pode ser responsável pela saúde dela, porque de nada adianta a gente ter o serviço e a população continuar adoecendo por falta de informação”.

Segundo ela, no Odonto Sesc, é ofertada a parte preventiva, limpeza, raspagem, restaurações, ortodontia, e tratamentos de canal.

Eliana também explicou que devido a pandemia, houve uma suspensão nos atendimentos, devido a maior complexidade do trabalho na unidade móvel, mas que agora as ações estão sendo retomadas com todos os cuidados necessários, tendo os protocolos já firmados, tanto no Sesc Saúde Mulher, quanto no Odonto Sesc.

Eliana destacou que uma das medidas foi a redução no número de atendimentos diários. “No Sesc Saúde Mulher uma das ações foi reduzir a agenda, sendo que a gente atendia 18 por turno, e reduzimos para 12 para dar um espaçamento maior, porque entre um paciente e outro tem que ser feito todo o protocolo de higienização e limpeza das salas onde são feitos os exames. No Odonto Sesc, a gente sabe que no atendimento de odontologia o profissional fica bem próximo do paciente, que fica sem máscara, então é uma exposição muito maior. Por isso, reduzimos o número de pacientes para a gente conseguir fazer os protocolos, mas em compensação a gente aumenta o tempo de atendimento clínico, e o paciente poderá fazer mais procedimentos”.

Atendimentos

Na unidade móvel OdontoSesc, os atendimentos terão início na terça-feira, 02 de fevereiro, e terão duração de 90 dias.
Já o projeto Sesc Saúde Mulher terá os serviços iniciados no dia 09 de fevereiro, com 4 semanas de atendimentos, período em que poderá ser realizada uma média de 280 exames.

A unidade móvel do OdontoSesc, conta com quatro equipamentos odontológicos com cadeira, unidade auxiliar (broca, seringas de ar e de água), cuspideira, instrumental de exame clínico (pinça, sonda, espelho), sugadores; Raio-X e sala de esterilização.

Ao lado de fora da carreta, uma tenda é montada para receber o público. Os pacientes não só aguardam atendimento, mas participam de oficinas educativas, assistem vídeos e aprendem maneiras efetivas de prevenir doenças.

A estrutura do Sesc Saúde Mulher consiste em um caminhão dividido em consultório para realização de exames do citopatológico (preventivo); sala de mamografia: espaço composto de mamógrafo digital, estação de trabalho e negatoscópio; banheiro; tenda externa com espaço multimídia para ações educativas, funcionamento de recepção e sala de espera.