CARIDADE DO PIAUÍ ABRE PROCESSO SELETIVO PARA CONSELHEIRO TUTELAR

Data de Publicação: 03/04/2023

O município de Caridade do Piauí, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), publicou o Edital do processo seletivo para a escolha dos membros do Conselho Tutelar.

Ao todo, estão sendo ofertadas cinco vagas de titulares com salário de R$ 1.500 para um mandato de quatro anos, de 2024 a 2028. A carga horária é de 40 horas semanais, com expediente das 7h às 14h, sem prejuízo ao atendimento ininterrupto à população.

O processo seletivo será realizado em várias etapas, como inscrição, prova de conhecimentos específicos e eleição, onde os cinco candidatos que obtiverem maior número de votos assumirão o cargo de membro titular do Conselho Tutelar. Os demais candidatos habilitados serão considerados suplentes, seguindo a ordem decrescente de votação.

As inscrições poderão ser realizadas de forma presencial e gratuita a partir de quinta-feira, 05 de abril, até o dia 08 de maio, das 08h às 12h, na Secretaria Municipal de Assistência Caridade do Piauí, na Sala dos Conselhos, localizada à rua João Maximiniano Damasceno, nº 90, no Centro de Caridade do Piauí.

Para se inscrever, os candidatos deverão preencher, cumulativamente, uma série de requisitos, como ter reconhecida idoneidade moral, idade superior a 21 anos, residência no município e o ensino médio completo, dentre outros previstos no Edital. O conselho tutelar que atualmente exerce o cargo, tendo sido eleito no processo de escolha anterior, poderá participar.

Conforme o cronograma o processo seletivo, até o dia 16 de junho será publicada a lista de todos os candidatos inscritos; até o dia 19 de julho a Comissão Especial divulgará a lista final dos candidatos habilitados; até o dia 30 de junho será realizada a capacitação dos candidatos, e no dia 02/07, das 08h às 12h, será aplicada a prova objetiva composta de 40 questões.

A prova é de caráter eliminatório. O resultado será divulgado no dia 19 de julho. Os aprovados participarão da última etapa, a eleição, que acontecerá em data unificada em todo o Brasil, no dia 1º de outubro. A apuração e a divulgação do resultado da eleição ocorrerão no mesmo dia. Até o dia 10 de outubro acontecerá a formação inicial dos candidatos titulares e suplentes eleitos, e no dia 10 de janeiro de 2024 será realizada a posse.

Veja o Edital completo: