CARIDADE | DESFILE CÍVICO MARCA AS COMEMORAÇÕES AOS 200 ANOS DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

Data de Publicação: 08/09/2022

Um desfile cívico marcou as comemorações aos 200 anos da Independência do Brasil em Caridade do Piauí. O evento aconteceu na tarde desta quarta-feira, 7 de setembro, uma das datas comemorativas mais importantes do Brasil, justamente por abrigar esse que é um dos principais acontecimentos da nossa história.

Promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, o desfile comemorativo é uma tradição no município. Nos últimos dois anos, o evento teve que ser cancelado em virtude da pandemia.

Veja fotos do Desfile Cívico de 7 de Setembro

Este ano, o seu retorno, contou com a participação de centenas de pessoas, dentre autoridades municipais, alunos das escolas das Redes Públicas Municipal e Estadual de Ensino e bandas marciais que percorreram algumas das principais ruas do Centro, encerrando com aparada cívica na Praça João Ângelo, em frente à igreja matriz.

Além do tema central – “Caridade do Piauí, valorização da Pátria através do amor aos seus filhos” – outros subtemas foram abordados pelos pelotões. A Escola Municipal Bom Jesus apresentou a evolução histórica e cultural do município de Caridade do Piauí através da linha do tempo, demonstrando a evolução da saúde, do meio ambiente, da educação, do esporte e da política.

A Escola Manoel Barbosa, situada no povoado Ingazeira, deu ênfase a própria comunidade, apresentando a exaltação da fé, produção de tomates, referências de futebol, desenvolvimento do povoado e o amor à família.

A Creche Municipal Constâncio Bento apresentou as cores da bandeira de Caridade, o mundo encantado da leitura e os campeões da Copa 11 de Futebol Regional 2022.

Já Escola Maria Juscelina de Albuquerque e Silva deu destaque aos professores que fizeram e fazem história. Um dos pelotões prestou homenagem póstuma a educadores já falecidos, dentre estes, o professor Edivaldo, e aos alunos Islaiane e Kevyle.

Também participaram o desfile a Creche São Francisco, a Creche Tio Alexandre, a Escola Inácio Gama, a Escola Antônio dos Santos e a Escola São José, além da Banda Mestre Zezinho, Banda Marcial de Padre Marcos, Banda Marcial José Antônio Lopes e a Banda CERU, de Araripina.

A beleza do desfile cívico e as apresentações encantaram o grande público presente na praça. O ato de homenagem à Pátria encerrou com a execução do Hino Nacional Brasileiro.

De acordo com Aldo César, secretário de Educação, o desfile cívico é resultado da união de esforços da gestão e toda a comunidade escolar, dentre professores, alunos e pais.

Dentre os objetivos, promover a socialização entre os alunos, tendo em vista o distanciamento entre alunos, escola e família no período da pandemia. “Também foi um momento para contarmos a história do nosso município, podendo mostrar o nosso potencial nas diversas áreas de desenvolvimento, como a agricultura, pecuária, saúde, educação, economia, política e o nosso forte hoje, que é o esporte, que está presente em todas as comunidades.”, disse. Aldo destacou, ainda, o despertar para o sentimento patriótico e a formação do cidadão com consciência.

Em entrevista, o prefeito Toninho de Caridade enfatizou que a sua gestão tem comemorado as datas importantes do calendário, e o Dia da Independência se destaca dentre outros.

“Hoje é uma data muito especial para o Brasil e para o nosso município. O 7 de setembro faz parte da história do Brasil, mas também das nossas vidas, desde a nossa infância. E nós, sabendo da importância de preservar e manter viva essa história, depois de dois anos, estamos retomando com o desfile cívico para enaltecer a data da independência do Brasil, e aqui, em especial, resgatando, também, a memória cultural do nosso município.”, disse.

Também estiveram presentes o prefeito Antoniel Silva (Toninho), o vice-prefeito Miguel Silva (Nalvim), o presidente da Câmara Municipal, Janael Francisco do Nascimento (Xula) e os demais vereadores e secretários municipais.