APPM PARTICIPA DE FÓRUM ESTADUAL DE EDUCAÇÃO QUE TRATA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS NA ATUALIDADE. VEJA!

Data de Publicação: 12/04/2023

Objetivando discutir a política educacional do novo governo e analisar os reflexos na educacional brasileira, o Fórum Estadual de Educação (FEE-PI), em parceria com a APPM, a Secretaria de Estado da Educação (SEDUC-PI) e diversos órgãos representativos promoveram, na manhã desta quarta-feira (12), um Encontro Estadual com gestores municipais, secretários de educação, membros do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) e Ministério Público.

O presidente da APPM, Toninho, na sua fala cumprimentou as autoridades e técnicos presentes, ocasião em que destacou a importância de se discutir políticas públicas que promovam a educação nos municípios.

“A educação é o pilar para o desenvolvimento de toda a sociedade, e se discutir a melhoria da educação é se pensar não só no presente, mas em um futuro com menos desigualdades e mais inclusão. A APPM entende a importância dos diálogos acerca do tema, e a necessidade do fortalecimento das políticas públicas que promovam a educação de qualidade nos municípios. Nossa instituição é parceira nesse trabalho de levar o estado do Piauí a se destacar a nível nacional”, destaca Toninho.

No encontro, o Secretário de Estado da educação, Washington Bandeira, falou que o objetivo da SEDUC é promover o acesso à educação de qualidade com foco no protagonismo dos estudantes.

O Fórum Estadual de Educação é uma entidade que existe no Piauí desde 2008, mas que tem instância a nível nacional, onde sua principal bandeira é discutir as políticas de educação com diversas entidades, como a APPM, UNDIME, SEBRAE, SEST/SENAT, Ministério Público, TCE-PI, SENAI e a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), entre outras.

O Fórum ficou desativado durante os governos dos presidentes Michel Temer e Jair Bolsonaro, e no novo governo do Brasil o presidente Lula decidiu que a instituição terá voz ativa novamente, participando inclusive no monitoramento do Plano Nacional de Educação junto com o Ministério da Educação (MEC) e uma comissão de educação que existe na Câmara dos Deputados, para que todas as metas em educação sejam cumpridas.

O Fórum no Piauí está sediado na SEDUC e está alinhado com os trabalhos da Secretaria, onde são feitas reuniões mensais em que os membros do colegiado discutem as políticas de educação.

Participaram da mesa da cerimônia, além do presidente da APPM, Toninho, o Coordenador do Fórum Estadual de Educação, Antônio Ferreira Sobrinho; o  Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira; a Presidente da UNDIME-PI, Érica Graziela; Secretário de Educação do Município de Teresina, Nouga Cardoso; Superintendente de Ensino Superior da SEDUC-PI, Viviane Carvalhedo; e o Diretor da Divisão de Fiscalização de Políticas Públicas do TCE-PI, Gilson Araújo.

O prefeito de Bonfim do Piauí, paulo Pindaíba, também participou do encontro.