PROJETO SAÚDE MULHER REALIZA 472 EXAMES GRATUITOS EM CARIDADE DO PIAUÍ

Data de Publicação: 13/07/2017

Projeto Sesc Saúde Mulher’ encerra com 472 exames gratuitos realizados em Caridade do Piauí. Os números foram apresentados à comunidade na tarde desta quarta-feira, 12, durante uma reunião realizada no Espaço Cidadão.

O serviço itinerante realizado por uma equipe multiprofissional, na Unidade Móvel, estava no município desde o dia 26 de junho, realizando exames de prevenção do câncer de mama, a mamografia, e do colo de útero, o papanicolau. Além dos exames, o Sesc realizou em todo município, nas escolas e creches, um trabalho voltado para orientação da população nos cuidados com a saúde.

Ao divulgar o relatório, a enfermeira Ticiane Santana avaliou o trabalho realizado no município como positivo. Em números, dos 272 exames de mamografia disponibilizados, 242 foram realizados. Em relação aos exames de citologia, foram realizados 230. Segundo ela, o trabalho teve um grande aproveitamento. “Encerramos nossos atendimentos em Caridade com a sensação de dever cumprido, de ter contribuído com essa política de prevenção e cuidados com a saúde”, disse, agradecendo a toda equipe da gestão, bem como os profissionais que compõe o quadro da Secretaria de Saúde, pelo apoio.

O prefeito do município de Caridade do Piauí, Antoniel Sousa Silva, o Toninho, como é conhecido, agradeceu a parceria com o Sesc e destacou a importância do projeto. “Nosso município está de parabéns por receber o Projeto Saúde Mulher e fortalecer as ações de prevenção desses dois tipos de câncer. Nosso objetivo, ao trazer essa clínica móvel até nosso município, era garantir mais acessibilidade, facilitar a vida da população, evitando a necessidade de se deslocar para outras cidades, como Picos. E hoje, os números dos atendimentos mostram que a população compreendeu a importância da prevenção e abraçou a nossa iniciativa. Obrigado ao Sesc pela parceria, obrigado a toda equipe envolvida nessa grande ação”, disse.

O gestor voltou a afirmar que a Saúde é uma das áreas prioritárias em sua gestão. “Tenho dito nas minhas falas e as nossas iniciativas comprovam que a Saúde é uma das prioridades da nossa gestão. Temos trabalhado e vamos trabalhar ainda mais para oferecer à população caridadense um serviço de qualidade. Muitas outras ações como esta virão”, pontuou.

A secretária de Saúde, Mércia Jusciely, fez um pronunciamento em tom de agradecimento. A gestora parabenizou ao prefeito pelo empenho na busca por benfeitorias para o município, enfatizando a área da saúde, e, também, a equipe multiprofissional do Sesc e da Secretaria de Saúde de Caridade, pelo empenho na realização dos trabalhos.

Na reunião, também estiveram presentes vereadores, secretários, profissionais de saúde e populares.