PREFEITURA DE CARIDADE DO PIAUÍ REALIZA 1º FÓRUM COMUNITÁRIO DO SELO UNICEF EDIÇÃO 2021/2024

Data de Publicação: 16/02/2022

Com o tema “Construindo um novo tempo”, a Prefeitura de Caridade do Piauí realizou nesta terça-feira, 15 de fevereiro, o 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef edição 2021/2024. O momento aconteceu na Creche Municipal Constâncio Bento.

Na ocasião estiveram presentes o prefeito de Caridade do Piauí, Antoniel de Sousa Silva, o Toninho; o secretário de Assistência Social, Leocádio Alves; o secretário de Educação, Aldo César; a secretária de Saúde, Claudineia Carvalho; o secretário de Administração, Leandro Paiva; a Articuladora do Selo, Débora Sousa; a mobilizadora, Fabrícia Sousa; a presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), Cleineilda Santos; os vereadores Márcia, Ivanildo, Avilmar, Primo e Bilu, além do Padre Ferdiran Fontes e do pastor Lázaro Antônio.

Durante o momento, foram apresentados todos os articuladores e mobilizadores do Selo Unicef no município de Caridade do Piauí. Em seguida, foram feitas exposições do diagnóstico com análise dos indicadores dos impactos sociais, apresentação do plano, avaliação e votação;

Para o prefeito de Caridade do Piauí, Antoniel de Sousa Silva, o Toninho, o momento é muito importante, pois marca o pontapé inicial e fala sobre ações para a conquista do Selo Unicef.

“É muito importante a integração das secretarias nesse primeiro módulo. Agradeço ao Conselho Tutelar e a todos presentes, porque sabemos da importância de estarmos sempre unidos para defendermos a nossa população e as causas voltadas para crianças e adolescentes. Estamos à disposição para contribuir, é um dia muito importante, estamos dando o pontapé inicial, e com certeza, queremos conquistar o reconhecimento desse selo que só vem a beneficiar o nosso município”, frisou.

De acordo com o secretário de Assistência Social de Caridade do Piauí, Leocádio Alves, o Fórum debate questões relevantes no percurso em busca do Selo. “É um momento muito importante preparar nossos jovens, pois sempre digo, acredito nos jovens de Caridade porque vocês sempre estão presentes nos encontros, é assim que desenvolvemos a nossa cidade”, frisou.

Segundo a articuladora do Selo Unicef de Caridade do Piauí, Débora Sousa, ao aderir o Selo Unicef o município firma o compromisso garantir as políticas pela infância e adolescência como prioridades. Além disso, o município deve seguir uma metodologia que garanta os direitos de meninos e meninos de forma intersetorial.

Finalizando o momento, foram apresentados os sete eixos sistêmicos, sendo eles: desenvolvimento infantil na primeira infância; educação de qualidade para todos; hábitos de higiene e acesso a água assegurados para crianças e adolescentes nas escolas; oportunidades de educação, trabalho e formação profissional para adolescentes e jovens; desenvolvimento integral, saúde mental, bem-estar de crianças e adolescentes na segunda década de vida; prevenção e resposta as violências contra crianças e adolescentes e proteção social e atenção integral para a família.

Veja fotos!