COM APOIO DA SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE, ESCOLAS DE CARIDADE DO PI REALIZAM PROJETOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Data de Publicação: 06/12/2022

As questões ambientais seguem sendo pauta de ações e projetos no município de Caridade do Piauí. Entre as atividades voltadas à temática, escolas do município desenvolveram projetos de educação ambiental com os alunos.

Organizadas pelas escolas, as ações dos projetos acontecem com apoio da Prefeitura de Caridade e Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que tem como gestor o secretário Ismaeldo Reis.

Na escola Bom Jesus, o projeto abordou o tema “Poluição ambiental e seus impactos na saúde”, tendo como público alvo os alunos do Ensino Fundamental I e contando com a participação dos pais e comunidade escolar.

O projeto foi realizado com o intuito de amenizar problemas como o descarte de lixo em vias públicas, poluição da água e o desmatamento.

Foram desenvolvidas com os alunos atividades como visita a reservatórios de água, montagem de mural, produção de lixeira, plantação e distribuição de mudas e palestra sobre o tema geral.

Na Escola Municipal São José, no Sítio Cabaceira, zona rural, o projeto educativo trabalhou o tema “Vegetais nativos da Caatinga: importância e valores”, visando a incorporação dos temas transversais de modo a facilitar a compreensão da realidade, unindo saberes populares com o conhecimento científico, buscando desenvolver no aluno a visão crítica, que lhe permita um protagonismo ativo.

O projeto envolveu estudantes do Ensino Fundamental I e II, professores de todas as disciplinas, mediadores e facilitadores do Programa Novo Mais Educação e toda a comunidade escolar.

Através do projeto, os alunos aprenderam, na teoria e prática, sobre a importância ecológica dos vegetais nativos da caatinga e principais espécies e espécies de vegetais nativos mais predominantes na caatinga.