CARIDADE | E. M. MANOEL BARBOSA REALIZA PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM TEMA: "DE OLHO NA FLORA DO NOSSO MUNICÍPIO"

Data de Publicação: 06/12/2022

A Escola Municipal Manoel Barbosa, localizada no povoado Ingazeira, em Caridade do Piauí, realizou entre os dias 7 a 11 de novembro, o projeto de educação ambiental com o tema: "De Olho na Flora de Nosso Município".

O projeto tem como foco disseminar conhecimentos sobre o meio ambiente, envolvendo os alunos e toda a comunidade escolar, sensibilizando no que se refere a conservação e utilização sustentável dos recursos naturais e sobre as espécies vegetais que se caracteriza no município.

A diretora da escola, Jéssica Oliveira, ressaltou que o projeto busca enfatizar e fomentar de forma interdisciplinar a importância da preservação da flora que faz parte da Caatinga.

"As nossas ações tem o intuito de integrar a sociedade com a natureza e promover a conscientização, a preservação, comercialização e uso medicinal. Sendo também um meio de combate à degradação ambiental do nosso município. A pior luta é contra a ignorância, por isso, realizamos diversas atividades educativas em busca da solução do problema", informou.

"Temos que viabilizar através de estudos e pesquisas sobre espécies de plantas nativas, sejam elas, medicinais, alimentícias, arbóreas, ornamentais e econômicas, que se adaptam a escassez de chuva e apresentam grande importância para nossa região", explicou.

O projeto possibilitou os alunos a desenvolverem diversas metodologias de ensino como: Leitura e interpretação oral, escrita através de desenhos dos textos lidos; produção de desenhos, pinturas, e colagens; conversão, debate, pesquisa e atividade que motivem a descoberta da flora; aula de campo; atividades orais, plantio de árvores; entrevistas; apresentações de jogral; música e dança; entre outros.

A ação realizada pela escola conta com apoio da Prefeitura Municipal e Secretaria Municipal de Meio Ambiente.