PROMOVE RODA DE CONVERSA SOBRE ALEITAMENTO MATERNO E CUIDADOS NA PRIMEIRA INFÂNCIA

Data de Publicação: 24/11/2022

Amamentar é um ato natural e o leite materno é o melhor alimento que o bebê pode ter. Ele é de vital importância para o crescimento e bom desenvolvimento do neném.

Alusivo as atividades que integra o Agosto Dourado - Mês do Aleitamento Materno, a Prefeitura Municipal de Caridade do Piauí, através das secretarias de Saúde e Assistência Social, em parceria com o Selo Unicef, realizaram na tarde desta quinta-feira (24), no Mercado Público, o dia "D" do fechamento da campanha Agosto Dourado e mês da Primeira Infância.

Com o tema: "Apoiar a amamentação é cuidar do futuro". O evento reuniu gestantes, puérperas e nutrizes, que, participaram de uma roda de conversa com profissionais da saúde.

O momento iniciou com a acolhida e fala do coordenador do CRAS, Valdey Carvalho; que explicou o motivo pelo qual a campanha está sendo realizada no mês de novembro, o mesmo salientou a preocupação da gestão municipal em realizar suas campanhas e ações que são de extrema importância, não podendo deixar de promover mesmo que seja fora mês.

A roda de conversa foi iniciada com o tema: A importância do aleitamento materno, conduzido pela nutricionista, Ana Ioneide; em seguida, a enfermeira Ceilla Karina; abordou assuntos relacionados aos desafios e as superações de amamentar e tirou dúvidas e questionamentos das participantes.

Em entrevista a nossa reportagem, Ceilla destacou a importância do momento para as gestantes e para a saúde do bebê. "São inúmeros os benefícios do aleitamento materno e sabemos também que pode surgir os desafios, então foi abordado a questão da posição correta, as dificuldades que elas poderão encontrar com a amamentação, entre outros desafios. Hoje a conversa foi bem dinâmica, passamos as informações e isso vai fortalecer e trazer benefícios para as mães e os bebês", explicou.

Presente no evento, o secretário de Assistência Social, Leocárdio Bento, falou sobre as ações realizadas em parceria com a prefeitura e secretarias.  "É um momento muito importante, só quem tem a ganhar são as mães [...] Essas ações são realizadas graças ao apoio do prefeito Toninho que possibilita momentos como este, que visa proporcionar a saúde e melhor qualidade de vida da população", ressaltou.

O evento contou com a participação dos profissionais da saúde e assistência social. Ao final, foi entregue uma lembrancinha para todas as participantes e servido um lanche.