CARIDADE PROMOVE AÇÕES DO ‘NOVEMBRO AZUL’ VOLTADAS À SAÚDE DO HOMEM

Data de Publicação: 23/11/2021

A Prefeitura Municipal de Caridade do Piauí, através da Secretaria de Saúde, realizou uma ação em alusão ao ‘Novembro Azul’, mês símbolo dos cuidados com a saúde do homem e de prevenção e combate ao câncer de próstata, o segundo mais comum entre a população masculina, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Na tarde desta segunda-feira, 22, no Mercado Público Municipal, foi realizado o “Dia D” da campanha. Durante a ação, foram disponibilizados testes rápidos como Sífilis, HIV, Hepatite B e C, teste de glicemia e aferição da pressão arterial.

Na oportunidade, foi realizada a coleta de sangue para a realização do exame PSA, para avaliar a possível presença de algum problema na próstata como, prostatite, hipertrofia benigna da próstata ou mesmo o câncer de próstata.

Buscando conscientizar sobre a saúde masculina em relação ao câncer, o médico do município, Dr. Rogério Xavier, ministrou uma palestra abordando o tema central da campanha. O que é a próstata, fatores de risco, diagnóstico e tratamento do câncer de próstata foram alguns dos pontos abordados pelo palestrante.

A secretária de Saúde, Cláudia Carvalho, falou sobre a campanha no município. “Está é uma campanha muito importante, cujo foco principal é o câncer de próstata, mas que busca conscientizar o homem a procurar os serviços de saúde, já que eles são um público muito difícil de ir até os postos, mas a gente percebe que, quando realizamos um evento como este, eles comparecem em grande número e participam. Então, a gente aproveita essa oportunidade para realizar cuidar da saúde dessa população”, disse, destacando que o prefeito Toninho está sempre preocupado em fornecer uma saúde de qualidade para todos.

Durante o evento, também foram realizados sorteios de brindes, finalizando com música e um lanche.

A campanha ‘Novembro Azul’ continua. Nesta terça-feira, 23, as ações foram realizadas na Unidade Básica de Saúde do povoado Ingazeira, e amanhã, 24, é a vez da localidade Cabaceira.

_Mais imagens