CARIDADE DO PIAUÍ INICIA VACINAÇÃO DOS TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO CONTRA A COVID-19

Data de Publicação: 12/06/2021

Os trabalhadores da Educação do Município de Caridade do Piauí, começaram a ser imunizados contra a Covid-19. A Secretaria Municipal de Saúde, iniciou a vacinação dos profissionais da área nesta sexta-feira (11).

No município, todos os trabalhadores ativos serão vacinados, entre professores, vigias, zeladores, merendeiras e demais servidores que atuam na educação. A vacinação ocorre por faixa etária, conforme disponibilidade das doses da vacina.

A imunização dos servidores da educação acontece na Unidade Básica de Saúde Joaquina Juscelina, na sede do município. Inicialmente, receberam a primeira dose da vacina, os profissionais de 59 a 50 anos, 49 a 45, 44 a 40 e 39 a 38 anos.

Segundo informou a secretária municipal de Saúde, Cláudia Carvalho, nesse primeiro dia de imunização, cerca de 100 trabalhadores da educação receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

“Graças a Deus hoje a gente deu o pontapé inicial na vacinação dos profissionais da educação. A faixa etária abrangida hoje é de 38 a 59 anos e esperamos em Deus que na próxima semana a gente feche a segunda etapa, até os 18 anos” disse Claudia.

A secretária também avaliou que a vacinação segue em ritmo lento, mas que a secretaria segue empenhada no intuito de vacinar a população. “Assim como em todos os municípios, a campanha não está 100%, a gente queria que fosse um pouco mais acelerada, mas mesmo assim estamos seguindo nessa luta, e a os poucos a gente vai conseguir chegar lá. Com esperança dando o primeiro pontapé, a gente crer que logo logo conseguiremos concluir”.

Maria Ausenyr da Silva, uma das educadoras imunizadas, recebeu com alegria a primeira dose da vacina. Ela, que atua na Escola Municipal Bom Jesus, destacou que o momento foi muito esperado.

“É um sentimento de muita alegria, estávamos esperando ansiosamente e graças a Deus a vacina chegou até a gente. Estou muito feliz, para mim é um momento especial. A vacina traz a esperança que vamos começar a retornar nossas atividades normais, e com fé que logo tudo seja resolvido”.

Aldo César, secretário municipal de Educação, disse que a imunização dos professores representa a esperança de dias melhores. “A vacinação dos professores representa uma dose de esperança de dias melhores e de que a educação volte na forma que a gente mais gosta de fazê-la, que é presencial”.

Ele, que é professor, também foi imunizado e agradeceu aos profissionais de saúde. “Já se foram tantas vidas, então a gente ter o prazer de tomar a vacina, sabendo que ela é o caminho para que o mundo volte a normalidade, a palavra certa é esperança. E agradeço aos profissionais de saúde que tanto se dedicam, estão na linha de frente. Agradeço também ao nosso prefeito Toninho, que foi a luta para conquistar a vacina tanto para os profissionais da educação, quanto para outras pessoas que precisam”.

O gestor da pasta ainda disse que a educação elaborou um protocolo de retorno das aulas, e que com a vacinação dos educadores, já se pode pensar nessa retomada. “Creio que agora no início do segundo semestre, como já teremos os profissionais todos vacinados, já podemos pensar no retorno. Já elaboramos um protocolo. Sabemos que não tem como voltar 100%, teremos que retornar na modalidade híbrida, com pelo menos 30 % da capacidade, e de acordo com o que for acontecendo poderemos aumentar para 50% e até o final do ano, com a benção de Deus, estaremos funcionando a 100 % presencial”.