CARIDADE DO PIAUÍ AVANÇA EM SAÚDE E SOBE 62 POSIÇÕES NO RANKING DO PREVINE BRASIL

Data de Publicação: 06/06/2022

Num ranking estadual formado pelos 224 municípios de Piauí, Caridade ocupou o 39º lugar no Previne Brasil em relação ao primeiro quadrimestre de 2022, tendo como base os indicadores que avaliam o desempenho e a qualidade dos serviços oferecidos pelos municípios à população.

A informação foi repassada pelo prefeito Antoniel de Sousa Silva, o Toninho, que também é presidente da AMVI – Associação de Municípios do Vale do Itaim.

Segundo o gestor, no ranking estadual do último quadrimestre de 2021, divulgado pelo Ministério da Saúde, Caridade apareceu em 101º lugar. Agora, em novo relatório referente aos quatro primeiros meses de 2022, o município subiu 62 posições e está em 39º lugar. Conforme os números apresentados pelo Ministério da Saúde, Caridade do Piauí teve desempenho acima de 82,80% no Indicador Sintético Final.

A nível nacional, no último quadrimestre de 2021, Caridade do Piauí ocupava a posição 1.797 no ranking do Previne Brasil. Agora, o município aparece em 733º lugar.

Os dados mostram êxito nas ações realizadas pela gestão do prefeito Toninho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, para promover o acesso da população aos serviços oferecidos pela Atenção Primária, bem como, para aumentar o número de vínculos com as equipes de saúde, por meio da realização de cadastros dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Esse salto positivo no ranking é resultado dos esforços, de um trabalho em equipe realizado pelos profissionais da gestão e da Atenção Primária em Saúde. A gente quer agradecer a todos pelo empenho e dedicação em prol da melhoria da saúde pública”, disse Toninho.

O Prenive Brasil é o novo modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS), instituído com o objetivo de ampliar o acesso, melhorar a qualidade e trazer mais equidade para APS no país. Quanto melhor o resultado, maior será a captação de recursos para a melhoria da Saúde Pública.