SALA DO EMPREENDEDOR É INAUGURADA EM CARIDADE DO PIAUÍ E VAI FOMENTAR O EMPREENDEDORISMO LOCAL

Prefeitura - 20 de Maio de 2023 - 11:13:50

A Prefeitura de Caridade do Piauí, em parceria com o SEBRAE/PI, inaugurou na manhã desta quarta-feira, 10 de maio, a Sala do Empreendedor.

Ainicitiva visa facilitar a abertura de empresas e serviços exclusivos aos Microempreendedores Individuais (MEI). A Sala foi desenvolvida para melhorar e simplificar o ambiente de negócios em todo Estado, atuando lado a lado com as administrações municipais, oferecendo apoio para pequenos negócios.

A Sala do Empreendedor tem o intuito de centralizar os órgãos de fiscalização, com orientações sobre alvarás de funcionamento, vigilância sanitária, além de instruir os cidadãos sobre viabilidade do MEI, declaração anual, regularização de débitos, abertura de novas empresas e viabilizar linhas de crédito.

A Sala do Empreendedor fica localizada na rua José Antônio Lopes em frente a praça de Caridade do Piauí. O local fornecerá aos empreendedores diversas consultorias e capacitações com temas voltados para gestão, finanças e marketing.

Participaram da inauguração, o prefeito Antoniel Sousa, o Toninho de Caridade, a primeira-dama e secretária de Comunicação Samires Silva, o vice-prefeito Miguel Sousa, vereadores e secretários municipais.

Na ocasião, foi realizada a cerimônia abertura com a entoação do hino Brasileiro, e em seguida o desenlace da fita, inaugurando oficialmente a Sala do Empreendedor.

O prefeito Toninho, disse que a Sala de Empreendedor vai orientar e capacitar os microempreendedores para que eles possam tanto buscar linha de crédito, quanto êxito na sua linha de trabalho. “Aqui será um ponto de apoio tanto para as pessoas que já são MEI como para aquelas que queiram abrir seu próprio negócio. Então é um ponto positivo, uma parceria de resultados que com certeza vai beneficiar a população de Caridade”, pontuou.

O gestor, que é atual presidente da APPM, disse que Caridade está entre as 10 cidades do Piauí que mais cresceram entre microempreendedores, a qual tem em torno de 202 MEI criados.

“Eu que vinha da iniciativa privada, sabia de todas as burocracias e dificuldades que a gente enfrenta, e quando cheguei para ser gestor, foi a única forma que encontrei de distribuir riqueza, o pouco que município receber, a gente poder retribuir com as pessoas que aqui vivem. Então desde 2017, já víamos implementando a questão do microempreendedor, tivemos muita dificuldade para colocar na cabeça das pessoas que era importante, porque o município pagaria diretamente para eles, e tem dado certo”, disse.

Toninho ainda enfatizou que a gestão só compra fora de Caridade, aquilo que no município não tem. “Seja medicamento, equipamentos, material de expediente, merenda escolar, todo tipo de serviço a gente faz dentro município, é a forma de dividir o pouco que nós recebemos com as pessoas que aqui estão. E o trabalho do SEBRAE com o munícipio vai ser de grande importância no requisito de qualificar as pessoas, incentivar a criação de microempreendedores para que o munícipio faça a contração direta, sendo de grande relevância para a economia local, além da desburocratização do sistema”, afirmou.

A Gerente Regional do Sebrae Ana Meire, parabenizou o munícipio pela iniciativa e destacou a importância da parceria na criação da Sala. “O Sebrae existe para fomentar o empreendedorismo e a Sala do Empreendedor vem para fortalecer o empreendedorismo local. É sem dúvida, um importante avanço para o munícipio, a Sala é um braço forte, e o prefeito tem portas abertas no SEBRAE, em Teresina, por isso com certeza vamos fazer muito por Caridade”, disse.

O empresário Vandeclê Alencar, manifestou satisfação por participar do importante momento. “Dizer da minha alegria nessa oportunidade, onde quero parabenizar o prefeito pela iniciativa. Os números já mostram o quanto o empreendedorismo tem crescido na cidade e o quanto é importante para a encomia local. Então é um apoio necessário para nós empresários, pois não é fácil, enfrentamos tem muitos desafios, por isso é uma iniciativa louvável, e nosso desejo é que o prefeito Toninho, o SEBRAE, continuem com esse olhar para nós empreendedores, pois é a partir daqui que o desenvolvimento acontece”, enfatizou.

Também estiveram presentes no evento, o secretário de Administração Cleivanilson Carvalho, o Clei, o presidente da Câmara Ivanildo Xavier, o secretário de Agricultura, Vilmar da Silva, Secretário de Educação, Aldo Cesar, a agente de desenvolvimento Simone Santos, a coordenadora do Crediamigo e representante do Banco do Nordeste Ana Cleia, Robson Silva e Ricardo Bernardino representantes do Banco Itaú, o agente territorial do SEBRAE, Francisco Ferreira, o engenheiro agrônomo Francisco Emanuel Moraes, dentre outros.

PREFEITURA MUNICIPAL DE CARIDADE DO PIAUI