Segunda-Feira, 23 de outubro de 2017 Nossa história      

Notícias

“SAÚDE MULHER” REALIZA EXAMES GRATUITOS EM CARIDADE DO PIAUÍ

Uma parceria firmada entre a Prefeitura do município de Caridade do Piauí e o Sesc vai beneficiar mulheres com a realização de exames gratuitos de prevenção aos dois tipos de câncer mais frequente e comum entre as mulheres, o câncer de mama e colo de útero. Pesquisas apontam que os dois tipos de câncer têm chances altíssimas de cura, quando descobertos em estágios iniciais. Para a mama, a cura fica em torno de 90% se o tumor for diagnosticado precocemente. No caso do colo do útero, chega a 100%.

A cidade recebeu uma Unidade Móvel do Sesc Saúde Mulher, que foi instalada em frente a Unidade Básica de Saúde. A clínica móvel é equipada com consultórios e aparelhos modernos, onde serão realizados exames preventivos, além de outras atividades de educação em saúde. A equipe de profissionais é formada por enfermeiras e radiologistas.

A Unidade Móvel ficará no município de Caridade até o dia 12 de julho. Por dia, serão realizados até 64 atendimentos. A disponibilidade para o município é de 272 exames. Mulheres com idade entre 50 e 69 anos, poderão realizar o exame de mamografia, com faixa etária entre 25 e 64, a prevenção do câncer de colo de útero, o Papanicolau. Mulheres com menos de 50 anos, no caso da mamografia, atendimento é realizado somente com requisição médica. Para serem atendidas, as mulheres deverão apresenta documentos pessoais – RG e CPF – e o cartão do SUS.

Na manhã desta segunda-feira, 26, foi realizada a cerimônia de inaugural e de início do atendimento. O evento contou com a participação do prefeito Antoniel Sousa Silva, o Toninho, da primeira dama e secretária de Finanças, Tatiana Danuse, da coordenadora de Saúde e Ação Social do Sesc, Eliana Mendes, da secretária municipal de Saúde, Mércia Juscielly, do vice-prefeito Miguel Sousa da Silva, o Nalvin, do presidente da Câmara, Wellington Santos, dentre outras autoridades locais e profissionais da área da saúde.

Na cerimônia, o prefeito do município deu as boas-vindas à equipe do projeto Saúde Mulher e agradeceu a presença dos demais na cerimônia. Em seu pronunciamento, Toninho afirmou que nos seis meses de gestão, tem priorizado a área da saúde. “A vinda do projeto Saúde Mulher é um exemplo disso. Vem para fortalecer o nosso trabalho, Nosso objetivo aqui é cuidar da saúde das mulheres de Caridade, de forma preventiva, oferecendo mais facilidade no acesso a esses exames. As mulheres de nosso município não vão precisar sair daqui para realizar esses exames em Picos, vão poder cuidar da sua saúde aqui mesmo. Os cidadãos caridadenses vão, aos poucos, saber a importância de ter esse veículo em nossa cidade”, pontuou.