Segunda-Feira, 23 de outubro de 2017 Nossa história      

Notícias

PREFEITURA DE CARIDADE DO PIAUÍ LANÇA PROGRAMA DE COMBATE ÀS DROGAS E ENTREGA UNIFORMES A 1.359 ALUNOS.

A Prefeitura de Caridade do Piauí, através da Secretaria de Educação, em parceria com a Polícia Militar do Piauí, através do 20º Batalhão do Interior, está implantando o Programa de Resistências às Drogas e Violência – PROERD nas escolas da Rede Municipal de Ensino.

O PROERD vai atuar de forma preventiva na conscientização de crianças e adolescentes dentro das salas de aula, como uma medida pró-ativa de combate ao uso de drogas e a prática de violência. O programa envolve um policial orientador, professores, estudantes e os pais, no sentido de ensinar mecanismos de segurança na prevenção às drogas e à violência as crianças.

O objetivo é informar e conscientizar o público estudantil sobre os males causados pelas drogas e sua direta relação com a violência, através de atividades educativas dentro das salas de aula.  E visa, também, a formação de uma sociedade mais segura, saudável e justa. As aulas serão ministradas pela soldado e instrutora PROERD, Suane Carvalho.

A solenidade de lançamento do Programa aconteceu na tarde desta segunda-feira, 04, na quadra poliesportiva, e contou com a presença de diversas autoridades, professores, pais e estudantes do município.  No ato de instalação do programa, o prefeito Antoniel de Sousa Silva, recebeu a bandeira PROERD. A primeira dama do município, Tatiana Danuse, recebeu a camisa Programa.

A capitã da Polícia Militar, Rozileide Emília, falou sobre o Proerd. “Hoje a cidade de Caridade está em festa, pois estamos implantando um programa que é sucesso no Brasil, por fortalecer atitudes positivas nas crianças, que consequentemente influenciará em suas tomadas de decisões, dando informações sobre os prejuízos que o uso de drogas e a prática de atos de violência causam. A lição do programa desenvolve o poder de dizer não aos malefícios que o mundo oferece”, afirmou.

A capitã, destacou, ainda, a importância de trabalhar em parceria. “O sobre programa, ele é desenvolvido sobre três pilares, a família, a escola e a polícia. Para que o programa aconteça, é preciso cada um fazer sua parte. O prefeito Toninho, quando nos procurou para implantar o programa, fez a parte dele, a polícia está aqui hoje fazendo sua parte, agora precisamos que os pais de nossas crianças façam a sua parte. A família tem um papel muito importante nesse tripé, nos ajudem a orientar nossas crianças pelo caminho que elas devem seguir”, declarou.

O Comandante do 20º BPM/PMPI, com sede em Paulistana, Major Felipe, disse que é um dia para ser comemorado, pois a programa poder ser decisivo e significar até o salvamento de vidas na cidade.   “O Proerd é um programa fantástico, ele tem sido responsável por evitar que muitas vidas ingressem no mundo das drogas. E os pais tem papel decisivo na formação de seus filhos. A escola é o lugar de aprender, de ter direcionamento, mas, as referenciais são da família, e o programa vai orientar em parceria com os pais, para que no futuro essas crianças, já jovens, possam tomar a decisão mais sábia, que é poder de dizer não a uma influência negativa que vai significar o fim da liberdade de escolha da vida dela, que é exatamente ocasionada pelas drogas”, disse.

O major falou sobre a importância que programa traz ao município. “As drogas causam impacto social degradante, principalmente nesses municípios de pequeno porte, como Caridade, e a gente almeja que com essa política preventiva, uma futura interação da criança, que amanhã será adolescente,  de entrar  no mundo das drogas. É importante que no período de sua formação de cidadão, o indivíduo seja capacitado para que no futuro possa dizer não ao convite de entrar no mundo das drogas” destacou.

O prefeito de Caridade, Toninho, como é conhecido, falou que o programa é de suma importância, pois a sociedade vive um descompasse muito grande devido ao uso de drogas, e por isso, não poderia deixar de implantar o PROERD nas escolas do município. “Esse programa é fruto de uma grande parceria que tem dado certo, e que vai formar, orientar o cidadão a fazer a melhor escolha para sua vida. Sabemos que a droga está presente na sociedade, então, é uma preocupação nossa como gestor de trazer o melhor para nosso povo. O programa vai dar um discernimento, uma formação de que é preciso dizer não as más influências. Então, hoje é um dia especial, onde estamos dando um importante passo para futuro promissor que queremos para as crianças de Caridade”, declarou.

O Secretário de Educação, Aldo César, disse que o programa vai realizar atividades preventivas sobre as drogas, onde as crianças vão sair fortalecidas moralmente, e que a ação é louvável e vem fortalecer a educação de Caridade.  O gestor ainda pediu aos pais que abracem a causa. “Quero me direcionar aos pais. Desde que assumi a Secretaria, coloquei em minha mente, que só é possível fazer uma Educação de qualidade se houver a parceria entre a escola e a família. Somente juntos vamos construir o melhor para nossas crianças”, disse. Aldo também parabenizou o prefeito Antoniel Sousa pela iniciativa. “Essa excelente iniciativa só demonstra que o prefeito Toninho é um gestor preocupado com futuro dessa cidade, porque quando a gente trabalha com a criança, nós estamos plantando para colher no futuro, e nos engradece muito ter um gestor com essa mentalidade” disse.

O programa foi implantado no Piauí em 2004, e estar presente em 70 municípios. Na região no Vale Itaim, Caridade é segundo município a aderir ao Proerd.

Na mesma solenidade, o prefeito Toninho fez a entrega do novo uniforme escolar para alunos da Rede Municipal de Ensino da sede. Pela manhã, o gestor visitou escolas da zona rural e entregou e distribuiu o fardamento para os alunos do campo, beneficiando, ao todo, 1.359 alunos. Além dos alunos, os monitores e mediadores do programa “Novo Mais Educação”, e os integrantes das Bandas Marciais Mestre Zezinho e José Antônio Lopes, também receberam uniformes.

Segundo o secretário de Educação, Aldo César, a farda iguala a condição social em sala de aula. “Tem pais de família que tem uma condição financeira melhor que o outro, que pode dar uma roupa melhor para seu filho, e aquele que não tem, poderá se sentir inferior, e a farda iguala a condição social de cada estudante. Ela vem pra dizer que na escola ninguém é melhor do outro, todos são iguais. É grande a nossa felicidade em poder estar entregando esse fardamento para os nossos alunos. Obrigado ao nosso gestor pela iniciativa pioneira.  Em 20 anos deste município, Toninho é o primeiro gestor a fornecer o fardamento completo a todos os alunos da Rede Municipal de Ensino de Caridade. Essa é uma promessa que fez e que está horando”, disse.

Antoniel Sousa falou da satisfação de poder presentear os alunos com o novo uniforme. “Ver o sorriso no rosto das crianças é algo que não tem preço. É a primeira vez neste município que gestão entrega gratuitamente o fardamento aos alunos da Rede, e nosso objetivo é exatamente esse que o Secretário de Educação disse, trazer a igualdade social em sala aula, buscando algo incomum, o conhecimento para que possam ter um futuro melhor”, disse.

Estiveram presentes no evento também, vice-prefeito Miguel Sousa da Silva Sousa,  os vereadores Wellington da Silva Santos (presidente da Câmara), Francisco Manoel de Sousa Neto, Francisco Hélio Pereira Leal, Leocádio Alves Bento, Silvano Pedro da Silva, Maria da Silva; os secretários municipais Willamy da Silva Santos (Administração), Jailson de Oliveira Silva (de Cultura), Ismaeldo dos Reis Carvalho (de Meio Ambiente), Janikely de Araújo Bento (de Assistência Social), dentre outros.