FAMÍLIAS DA ZONA RURAL DE CARIDADE DO PIAUÍ SÃO CONTEMPLADAS COM CONSTRUÇÃO DE BANHEIROS

Data de Publicação: 03/07/2020

A Prefeitura de Caridade do Piauí, gestão do prefeito Antoniel de Sousa, o Toninho, em convênio com a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), está construindo módulos sanitários (banheiros), em residências da zona rural do município.

Ao todo serão construídos 66 banheiros, orçados no valor de R$ 750 mil. A construção do módulo sanitário domiciliar corresponde a banheiro com caixa de água, conjunto sanitário, fossa séptica e pia lateral.

As melhorias sanitárias tem o objetivo de atender às necessidades básicas de saneamento das famílias, por meio de instalações hidrossanitárias mínimas, relacionadas ao uso da água, à higiene e ao destino adequado dos esgotos domiciliares.

Na última terça-feira (30), o prefeito Toninho entregou às famílias beneficiadas os banheiros correspondentes a segunda etapa das melhorias sanitárias.

As obras estão sendo efetuadas nas comunidades Campestre, Baixio do São Francisco e Cabaceira II e II. “Fizemos agora no dia 30 a entrega da segunda etapa dos MDs, que é uma melhoria sanitária, em convênio com a FUNASA, que proporcionou a região de Campestre, Baixio do São Francisco, Cabaceira II e II, 66 banheiros, implantados naquelas comunidades onde as pessoas não tinham um banheiro digno, equipado” disse Toninho.

O gestor destacou que a construção dos banheiros melhora a qualidade de vida dos moradores.  “A construção desses banheiros melhora a qualidade de vida das pessoas e a gente vê a sensibilidade no olhar dessas pessoas de nunca terem tomado um banho num chuveiro. Isso para a gente é grandioso, é gratificante fazer esse trabalho que é a realização de um sonho de pessoas que aqui moram e ajudam a desenvolver o nosso município” destacou.

Ele ainda informou que as obras seguem em andamento e que em breve será entregue a próxima fase. “Foi de grande importância o desenvolvimento dessa obra para a região de cima, como é conhecida aqui no nosso município. Já foram executados em torno de 46 banheiros, as obras continuam, estão avançando e esperamos que daqui no mais tardar 45 dias, a gente esteja fazendo a entrega da próxima etapa” disse.

O Programa de Melhorias Sanitárias Domiciliares tem o objetivo de implantar soluções individuais e coletivas de pequeno porte, com tecnologias apropriadas; Contribuir para a redução dos índices de morbimortalidade provocados pela falta ou inadequação das condições de saneamento domiciliar; Dotar os domicílios de melhorias sanitárias, necessárias à proteção das famílias e à promoção de hábitos higiênicos; e Fomentar a implantação de oficina municipal de saneamento.