EM CARIDADE, PREFEITO TONINHO DESTINA R$ 25 MIL AO GARANTIA SAFRA E BENEFICIA 492 AGRICULTORES

Data de Publicação: 21/08/2018

“Em Caridade, a agricultura é uma das principais fontes de renda da população e, portanto, é uma das prioridades da nossa gestão”. A afirmação é do prefeito Antoniel de Sousa Silva, o Toninho (PSD), ao confirmar o pagamento da contrapartida do município ao Fundo do Programa Garantia Safra, ciclo 2017/2018.

O município tem 492 agricultores familiares inscritos no Programa, cujo o objetivo é garantir renda mínima para a subsistência do homem do campo em caso de perda superior a 50% no conjunto da produção agrícola em razão de fenômenos naturais como a estiagem, irregularidades ou mesmo por excesso das chuvas.

Por cada agricultor familiar inscrito, a Prefeitura Municipal contribui com 51 reais, totalizando em R$ 25.092,00, montante pago em parcela única no dia 12 de julho, um mês antes do prazo final.

Conforme dados divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, Caridade do Piauí é um dos municípios do Piauí que está em dia com o Programa. Com isso, o prefeito Toninho quer garantir aos agricultores familiares o direito de receber a indenização em caso de perda na produção agrícola.

“Essa é uma das várias ações da nossa gestão em prol do homem do campo. Todos os anos nós cumprimos com o nosso compromisso, de aderir ao Garantia Safra e contribuir pagando a contrapartida”, disse Toninho, que no início do ano adquiriu um trator com implementos para reforçar os serviços voltados ao pequeno agricultor. O equipamento custou R$ 156 mil.