CARIDADE DO PIAUÍ RECEBE SELO A NA CERTIFICAÇÃO DO ICMS ECOLÓGICO

Data de Publicação: 01/08/2023

Caridade do Piauí está entre os municípios mais bem avaliados do estado em relação as questões ambientais. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR-PI), responsável pela avaliação.

O município desenvolveu uma série de ações com foco no meio ambiente, atendeu a seis dos nove critérios estabelecidos pela SEMAR e conquistou o Selo Ambiental categoria A.

A classificação é dividida nas categorias A, B e C, de acordo com o cumprimento dos critérios. No Selo Ambiental categoria A, se enquadram, segundo a SEMAR, aqueles que têm boas práticas ambientais.

Ismaeldo Reis, secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento e Sustentabilidade, salientou que o município tem desenvolvido uma série de ações.

Destaque para a criação da unidade de conservação, localizada no morro de Nossa Senhora Aparecida (Morro da Santa), no sítio Malhada Grande, zona rural de Caridade, que se tornou a primeira aérea de proteção ambiental municipal no estado do Piauí.

Segundo Ismaeldo, também foram executados diversos projetos com foco em áreas degradáveis, desenvolvidas ações continuadas, como formações para educadores, campanhas educativas de poluição sonora, visual, atmosférica, além do plantio de mudas com plantas nativas da caatinga.

As boas práticas ambientais foram bem avaliadas pela SEMAR e o município será beneficiado com o ICMS Ecológico, aumentando assim as suas receitas. A distribuição do recurso varia conforme a variação de classificação do selo. São distribuídos 25% do recurso aos municípios, sendo que 5% são destinados às cidades que possuem selo ambiental.