CARIDADE DO PIAUÍ INICIA VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 NOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Data de Publicação: 20/01/2021

Caridade do Piauí iniciou o trabalho de imunização da população local contra o coronavírus, causador da Covid-19, doença que tem atingindo a população brasileira e causado mortes por todo o país e o mundo.

As primeiras 27 dozes chegaram ao município nesta terça-feira, dia 19 de janeiro, enviadas pelo Ministério da Saúde. Junto com a vacina, veio a esperança de dias melhores, e aos poucos, a expectativa de voltar a uma vida normal.

“Esse é o primeiro passo para a solução desse problema que tanto nos aflige, aflige a população, que é a pandemia do coronavírus”, disse a primeira-dama Tatiana Danuse, que é coordenadora da Saúde.

Ela explicou que, segundo o plano do Ministério da Saúde, inicialmente serão vacinados os profissionais de saúde que atuam na linha de frente no combate ao coronavírus. “Estamos obedecendo à orientação do Ministério da Saúde, que entende a necessidade de garantir a imunidade desses profissionais para que eles possam lutar contra o vírus protegidos”, pontuou.

Os primeiros vacinados em Caridade do Piauí foram o enfermeiro Wagner Araújo de Sousa, que atendeu o primeiro caso de Covid-19 no município; o médico Rogério José Xavier; a técnica de enfermagem Clenilda Maria de Araújo; e o motorista de ambulância José Benevaldo da Silva.

Nessa primeira etapa serão imunizados 27 profissionais de saúde. “A gente pede aos profissionais de saúde que não forem vacinados nesse primeiro momento, bem como a população, para que tenham um pouco de paciência, pois próximas fases virão”, disse Tatiana.

Segundo ela, a campanha de imunização contra a Covid-19 irá progredir de acordo com a disponibilidade das remessas do Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde. “À medida que forem viabilizadas mais doses, as novas etapas do cronograma e públicos-alvo da campanha de vacinação contra a Covid-19 serão atendidas”, finalizou.

O primeiro momento da vacinação foi marcado por muita emoção e gratidão. Acompanharam a aplicação das primeiras doses da vacina a secretária de Saúde, Cláudia Carvalho, a coordenadora de Saúde, Ceila Karina.

Pandemia em Caridade
Conforme o Boletim relacionado à pandemia do coronavírus divulgado nesta terça-feira (19), o município de Caridade do Piauí já realizou 768 testes para diagnóstico da Covid-19. Destes, 631 casos considerados suspeitos foram descartados e outros 137 tiveram resultado positivo. Destes, 101 pacientes já estão curados e 36 estão realizando tratamento em isolamento domiciliar. Até o momento, o município ainda não registrou nenhum óbito em decorrência da doença.