Segunda-Feira, 23 de outubro de 2017 Nossa história

CARIDADE COMEMORA DIA DA INDEPENDÊNCIA COM GRANDE DESFILE CÍVICO.

Na cidade de Caridade do Piauí, cerca de 1.700 pessoas, dentre estudantes das escolas públicas, pais e professores, participaram no dia 07 de Setembro de 2017 o desfile cívico em comemoração aos 195 anos da Proclamação da Independência do Brasil. Ao todo, 13 escolas da Rede Municipal e 1 escola da Rede Estadual participaram do desfile.

O evento foi promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação. O gestor Antoniel de Sousa Silva, o Toninho, assistiu ao desfile do palanque oficial, ao lado da primeira dama Tatiana Danuse, do vice-prefeito Miguel de Sousa, o Nalvim, do secretário de Educação, Aldo César, do presidente da Câmara, Wellington Santos, secretários e vereadores.

O desfile percorreu várias ruas da cidade e encerrou com uma cerimônia na Praça da Igreja Matriz, onde cada escola se apresentou para as autoridades e a população. Além de comemorar a independência e resgatar na comunidade estudantil e na população em geral os valores cívico e patriota, o desfile chamou a atenção da população para temas importantes, como a preservação do meio ambiente, que foi abordado pela Escola Municipal da comunidade Cabaceira, que trouxe para o desfile o tema “Cuidar da natureza com amor”. Já os alunos da Escola Municipal de Belo Monte fizeram um pedido de paz. No pelotão de abertura, alunos conduziam uma faixa com a frase “Não há caminho para a paz. A paz é o caminho”.

Pelotões também destacaram as expressões culturais e religiosas do município, os contos infantis, o esporte e suas modalidades, as riquezas do Brasil, dentre outros temas. Destaque para a participação das Bandas Marciais do município, a Mestre Zezinho, formada por alunos da Escola Municipal Bom Jesus, e José Antônio Lopes, composta pelos alunos da Escola Municipal Antônio dos Santos, além das Bandas convidadas, de Simões e de Araripina.

A cerimônia encerrou com o pronunciamento das autoridades, quando o presidente da Câmara, vereador Wellington Santos, representando o Poder Legislativo Municipal, fez um discurso de engrandecimento do desfile. “Só tenho que agradecer e parabenizar a todos que fazem a educação do município de Caridade do Piauí, que contribuíram para a realização desse desfile cívico. Fico feliz em ver um ato tão grande e tão bonito como este, em um dia tão importante como este, em que celebramos a independência do nosso país. Só uma gestão que investe na educação pode ter a preocupação e a iniciativa de realizar um evento como este”, disse.

O secretário de Educação, Aldo César, também fez agradecimentos a toda a comunidade escolar, professores e alunos, como também, aos pais, por reconheceram a importância do desfile cívico e contribuírem para a realização do mesmo. “Estamos aqui para homenagear o nosso país, a nossa pátria, e ao mesmo tempo, educando as nossas crianças e adolescentes, investindo para que tenhamos uma sociedade com valores, e só assim, teremos uma Caridade de paz”, disse.

O prefeito Toninho de Caridade foi o último a se pronunciar. Ele afirmou que foi um dia especial para o município. “É lindo e emocionante ver os alunos participando desse evento tão importante, de valorização do nosso país. Só tenho a agradecer ao secretário Aldo César e a toda sua equipe que se empenharam para que esse grandioso desfile acontecesse. A educação de Caridade está de parabéns. Saiu daqui com uma responsabilidade ainda maior de buscar mais para o nosso município, de investir mais na educação”, pontuou.

O gestor fez um chamamento à população em contribuir com a educação das crianças e adolescentes. “O professor é tido como o maior responsável pela educação, mas cada um de nós cidadãos podemos e devemos contribuir, fazer a nossa parte, pois todos nós também somos professores, seja da vida, do trabalho, da sala de aula. Vamos nos unir para cuidar construir um futuro melhor para essas crianças e adolescentes. Eles serão o futuro do nosso município, fator que justifica a nossa preocupação e a necessidade de tamanha atenção”, disse.

Em entrevista, Toninho salientou a necessidade de se incentivar os estudantes a ter amor à pátria. “Estamos vivendo em um momento delicado em nosso país, e não podemos desacreditar no Brasil. É o momento de renovar as esperanças e acreditar que dias melhores virão e esse sentimento deve estar presente em todos nós brasileiros, inclusive nas nossas crianças e adolescentes, que precisam ser estimulados a terem orgulho do nosso país”, finalizou.