Segunda-Feira, 23 de outubro de 2017 Nossa história      

Notícias

CARIDADE COMEMORA DIA DA INDEPENDÊNCIA COM GRANDE DESFILE CÍVICO.

Na cidade de Caridade do Piauí, cerca de 1.700 pessoas, dentre estudantes das escolas públicas, pais e professores, participaram no dia 07 de Setembro de 2017 o desfile cívico em comemoração aos 195 anos da Proclamação da Independência do Brasil. Ao todo, 13 escolas da Rede Municipal e 1 escola da Rede Estadual participaram do desfile.

O evento foi promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação. O gestor Antoniel de Sousa Silva, o Toninho, assistiu ao desfile do palanque oficial, ao lado da primeira dama Tatiana Danuse, do vice-prefeito Miguel de Sousa, o Nalvim, do secretário de Educação, Aldo César, do presidente da Câmara, Wellington Santos, secretários e vereadores.

O desfile percorreu várias ruas da cidade e encerrou com uma cerimônia na Praça da Igreja Matriz, onde cada escola se apresentou para as autoridades e a população. Além de comemorar a independência e resgatar na comunidade estudantil e na população em geral os valores cívico e patriota, o desfile chamou a atenção da população para temas importantes, como a preservação do meio ambiente, que foi abordado pela Escola Municipal da comunidade Cabaceira, que trouxe para o desfile o tema “Cuidar da natureza com amor”. Já os alunos da Escola Municipal de Belo Monte fizeram um pedido de paz. No pelotão de abertura, alunos conduziam uma faixa com a frase “Não há caminho para a paz. A paz é o caminho”.

Pelotões também destacaram as expressões culturais e religiosas do município, os contos infantis, o esporte e suas modalidades, as riquezas do Brasil, dentre outros temas. Destaque para a participação das Bandas Marciais do município, a Mestre Zezinho, formada por alunos da Escola Municipal Bom Jesus, e José Antônio Lopes, composta pelos alunos da Escola Municipal Antônio dos Santos, além das Bandas convidadas, de Simões e de Araripina.

A cerimônia encerrou com o pronunciamento das autoridades, quando o presidente da Câmara, vereador Wellington Santos, representando o Poder Legislativo Municipal, fez um discurso de engrandecimento do desfile. “Só tenho que agradecer e parabenizar a todos que fazem a educação do município de Caridade do Piauí, que contribuíram para a realização desse desfile cívico. Fico feliz em ver um ato tão grande e tão bonito como este, em um dia tão importante como este, em que celebramos a independência do nosso país. Só uma gestão que investe na educação pode ter a preocupação e a iniciativa de realizar um evento como este”, disse.

O secretário de Educação, Aldo César, também fez agradecimentos a toda a comunidade escolar, professores e alunos, como também, aos pais, por reconheceram a importância do desfile cívico e contribuírem para a realização do mesmo. “Estamos aqui para homenagear o nosso país, a nossa pátria, e ao mesmo tempo, educando as nossas crianças e adolescentes, investindo para que tenhamos uma sociedade com valores, e só assim, teremos uma Caridade de paz”, disse.

O prefeito Toninho de Caridade foi o último a se pronunciar. Ele afirmou que foi um dia especial para o município. “É lindo e emocionante ver os alunos participando desse evento tão importante, de valorização do nosso país. Só tenho a agradecer ao secretário Aldo César e a toda sua equipe que se empenharam para que esse grandioso desfile acontecesse. A educação de Caridade está de parabéns. Saiu daqui com uma responsabilidade ainda maior de buscar mais para o nosso município, de investir mais na educação”, pontuou.

O gestor fez um chamamento à população em contribuir com a educação das crianças e adolescentes. “O professor é tido como o maior responsável pela educação, mas cada um de nós cidadãos podemos e devemos contribuir, fazer a nossa parte, pois todos nós também somos professores, seja da vida, do trabalho, da sala de aula. Vamos nos unir para cuidar construir um futuro melhor para essas crianças e adolescentes. Eles serão o futuro do nosso município, fator que justifica a nossa preocupação e a necessidade de tamanha atenção”, disse.

Em entrevista, Toninho salientou a necessidade de se incentivar os estudantes a ter amor à pátria. “Estamos vivendo em um momento delicado em nosso país, e não podemos desacreditar no Brasil. É o momento de renovar as esperanças e acreditar que dias melhores virão e esse sentimento deve estar presente em todos nós brasileiros, inclusive nas nossas crianças e adolescentes, que precisam ser estimulados a terem orgulho do nosso país”, finalizou.