A PREFEITURA DE CARIDADE DO PIAUÍ, EM ESPÍRITO DE PATRIOTISMO, REALIZA DESFILE CÍVICO.

Data de Publicação: 09/09/2019

A independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Foram dias de luta e desfalques, mas foi justamente nesta data que D. Pedro I, às margens do Rio Ipiranga, levantou a espada e gritou: “Independência ou Morte”.

Como forma de resgatar a cultura e exaltar a tradição histórica, renovando o espírito de patriotismo, a prefeitura de Caridade do Piauí, através da Secretaria de Educação, realizou o desfile cívico em alusão ao dia 7 de setembro, com o tema: “Educação: esperança de Transformação”.

Promovido na tarde deste sábado, 07, o desfile contou com a participação de várias escolas, creches, secretarias e bandas marciais de Caridade, Simões e Araripina PE. Os pelotões percorreram diversas ruas do município, chegando até a praça pública João Ângelo, na qual as alas apresentaram-se para a comunidade que marcou presença em grande número para prestigiar o evento.

Seguindo os porta-bandeiras, fizeram o trajeto o pelotão de autoridades municipais, as creches Constâncio Bento, São Francisco, Tio Alexandre e Santo Antônio, acompanhados da banda marcial CERU, de Araripina-PE.

A equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Caridade também esteve presente na comemoração alusiva à Independência do Brasil. Com o tema: “Cuidar da Saúde é valorizar a Vida”, eles levaram às ruas cartazes e faixas de incentivo sobre os cuidados essenciais para com a vida, os quais a população deve ter. Em seguida, entrou na pista a Secretaria de Assistência Social e Cidadania, acompanhada pela banda marcial Mestre Zezinho. Participaram do momento várias escolas da cidade.

Na ocasião, o prefeito Antoniel de Sousa Silva, o Toninho de Caridade, fez uso da palavra e destacou a importância de se celebrar o momento.

“Hoje é uma data muito importante para todos nós, brasileiros, pois resgatamos a nossa cultura e a força que o Brasil passou e passa. Precisamos de independência não só no nosso país, mas em ter sabedoria para convivermos com os demais, em praticarmos a união. Por isso é uma data muito especial. A gestão municipal sempre deu apoio e dará para que estejamos a resgatar em nossa memória aquilo que sempre foi importante para nosso país, estado e município”, disse ele.

Toninho de Caridade agradeceu ainda a todos os que participaram e colaboraram, direta e indiretamente com o momento de patriotismo.

O Secretário de Educação, Aldo José, também fez um discurso de agradecimento. “Neste momento quero agradecer a participação da secretaria de Saúde e de Assistência Social, como também a todas as bandas marciais. Em especial, agradecer a toda a comunidade escolar pela prontidão em preparar este momento”, falou.

Ele enfatizou que Caridade, mais uma vez, demonstra um espírito de diversidade e de espiritualidade em tudo que faz.

Estiveram presentes autoridades municipais como o vice-prefeito Miguel de Sousa, o Nalvin; a primeira dama e Coordenadora de Saúde, Tatiana Danuse; o presidente da Câmara, Mazinho de Benildo; Secretário de Administração, Jaílson de Oliveira; entre outras autoridades.