CARIDADE DO PIAUÍ É CONTEMPLADA COM MAIS UMA EQUIPE DE ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA

Saúde - 06 de Agosto de 2019 - 11:31:41

Caridade do Piauí, foi um dos cinco municípios do estado, contemplados com uma equipe  de Estratégia de Saúde da Família-ESF, Conforme a portaria nº 1.551 divulgada pelo Ministério da Saúde.

O município que atuava com duas equipes, passa a contar com três  ESF, que vai reforçar e ampliar a cobertura  da ações  de saúde da família.  A conquista é um  importante ganho para a população que  terá uma maior cobertura nos atendimentos.

A Prefeitura através Secretaria  Municipal de Saúde,  já vinha a algum tempo  solicitando ao Ministério da Saúde, a ampliação da Equipe Saúde Família, mas somente agora foi autorizado. Para aquisição da equipe o  município fará o credenciamento e  apresentará  a proposta  de contratação  e atuação dos profissionais.

A Equipe de Estratégia de Saúde da Família é composta por um médico, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem e seis agentes comunitários de saúde.

A inclusão destes profissionais está prevista em lei  e a atuação das equipes ESF ocorre principalmente nas unidades básicas de saúde, nas residências e na mobilização da comunidade, caracterizando-se,  como porta de entrada de um sistema hierarquizado e regionalizado de saúde definido por  território.