A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO REALIZA JORNADA PEDAGÓGICA EM CARIDADE DO PIAUÍ

Educação - 17 de Março de 2019 - 11:54:19

Na manhã desta quarta-feira, 27 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Educação realizou a abertura da IV Jornada Pedagógica de Caridade do Piauí.

O evento acontece na Creche Municipal de Educação Infantil Constâncio Bento, com uma vasta programação que se estende até a tarde desta quinta-feira, 28, com participação de diversos palestrantes e profissionais da rede pública municipal de ensino.

Dando início ao evento a primeira-dama Tatiana Danuse, que esteve no evento representando o prefeito Antoniel de Sousa Silva, destacou o compromisso da gestão e agradeceu a participação de todos. “Hoje estamos iniciando mais um grande evento da educação e é uma grande honra presenciar o compromisso dos profissionais. Venho garantir a todos que a gestão tem a educação como prioridade. Estamos terminando a reforma das escolas e sempre estaremos investindo para melhorar as condições de trabalho dos profissionais e de aprendizagem dos alunos.”, disse.

O Secretário de Educação, Aldo César, destacou a importância do evento, falou sobre metas e novidades para o setor. “Estamos aqui realizando esse importante evento, onde nossos profissionais irão aperfeiçoar as técnicas  de trabalho para sempre oferecer a melhor qualidade de ensino possível. E para 2019 temos como plano a compra do livro didático para os alunos da educação infantil, aquisição de um veículo para a Secretaria, a realização da Olimpíada Municipal de Matemática e para colocar em prática esses e outros projetos, nós precisamos da união e dedicação de todos para que possamos estar sempre melhorando os índices e qualidade de ensino.”, pontuou.

O Secretário  anunciou ainda que o município participará da OBMEP- Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, realizará as olimpíadas escolares, desfile cívico e além de outros eventos a rede de educação receberá o software i-Educar que é um sistema de gestão escolar que centraliza as informações de todas as escolas municipais em um banco de dados único, controlando o cadastro de alunos, contendo os dados pessoais, familiares e pedagógicos.

Segundo Aldo, algumas funcionalidades como: matrículas, transferências, emissão de certificados e diplomas, suspensões e quadro de horários, por exemplo, são realizadas de forma integrada.

Após a cerimônia abertura, aconteceu uma palestra do professor Márcio Lima com o tema “A vida muda, quando você muda”, abordando as personalidades e dicas de aperfeiçoamento de atitudes que podem melhorar não só a qualidade de vida dos profissionais, mas também o rendimento escolar na sala de aula.

Dando continuidade, a professora Thâmara Vilanova ministrou a palestra com a temática “Sala de Recursos Multifuncionais e Tecnologias assistivas na Inclusão de Pessoas com Deficiência”, mostrando a necessidade de conhecer e dominar a língua de sinais, relatando as dificuldades e situação complicadas vivenciadas devido o não conhecimento da mesma.

A tarde foram realizadas oficinas interdisciplinares ministradas pelas professoras Katiuscia Lustosa, Luciana Araújo e Eugênia Nunes, onde os participantes foram distribuídos em 8 salas de acordo com a modalidade de ensino e área de conhecimento.

No dia 28, quinta-feira, o evento conta com oficinas e atividades para treinar o que será aplicado no decorrer do ano letivo.