SECRETARIA MUNICPAL DE SAÚDE REALIZA CAPACITAÇÃO SOBRE O SISTEMA ‘PRONTUÁRIO ELETRÔNICO DO CIDADÃO.

Saúde - 02 de Março de 2020 - 13:14:27

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde de Caridade do Piauí, realizou durante os dias 10 e 11 de fevereiro, uma capacitação sobre novo sistema de informatização do ‘Prontuário Eletrônico do Cidadão – PEC’ (através do e-SUS), voltada aos profissionais de saúde da Atenção Básica no município.

Criado pelo Ministério da Saúde, o PEC do Sistema e-Sus da Atenção Básica é um software onde todas as informações clínicas e administrativas do paciente ficam armazenadas, no contexto da Unidade Básica de Saúde (UBS), tendo como principal objetivo informatizar o fluxo do atendimento do cidadão, realizado pelos profissionais da Saúde, além de apoiar o processo de coordenação do cuidado do cidadão realizado pelas equipes de Atenção Básica.

A capacitação contou com todos os profissionais da equipe Estratégia da Saúde da Família (ESF), saúde bucal, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais, técnicos de enfermagem, agentes de saúde e recepcionistas.

O treinamento foi ministrado por Neimar Borges Leal, e teve como objetivo habilitar os profissionais para o uso do Sistema e-Sus (AB).

A coordenadora de Atenção Básica do município, Ceilla Karina, ressaltou a importância da capacitação.”O PEC é um grande avanço para a Atenção Básica Municipal, já que a produção beneficiada com atendimentos médicos, de enfermagem e todos os cuidados dispensados serão informados digitalmente e enviados ao Ministério da Saúde. Para garantir a qualidade do processo de informação dos dados e utilização do PEC faz-se necessária a capacitação dos profissionais envolvidos”, disse.